Eixos Temáticos e seus Descritores do XI EGEPE
  1. Empreendedorismo, Pequenas empresas e Estratégia

Modelos mentais dos empreendedores na definição de estratégias; empreendedorismo e as fontes de vantagem competitiva; indicação geográfica como estratégia de inserção no mercado; estratégias empreendedoras em pequenas empresas; papel do empreendedor na formação da orientação empreendedora; processo de effectuation; empreendedorismo internacional e competências empreendedoras para estratégia; internacionalização de pequenas empresas; atuação do empreendedor no ambiente de negócios brasileiro e outros descritores ligados ao tema de estratégia em empreendedorismo e gestão de pequenas empresas.

  1. Empreendedorismo, Pequenas empresas e Inovação

Tríplice hélice: empresas; governo e suas agências e universidades; incubadoras; startups; spin-off; spillover; pesquisa e desenvolvimento em pequenas empresas; sistemas nacional; regional e setorial de inovação; fomento público à inovação de pequenas empresas; fundos setoriais; inovação aberta e fechada; tecnologia da informação e comunicação aplicada e a pequena empresa; inovação em produtos; serviços; processos e mercados e a pequena empresa, empreendedorismo e inovação, intenção e ação empreendedora, aprendizagem e inovação e outros descritores ligados ao tema de inovação em empreendedorismo e gestão de pequenas empresas.

  1. Empreendedorismo, Pequenas empresas e questões Sociais e de Sustentabilidade

Inovação social; empreendedorismo e empreendedor social; capacitação de empreendedores sociais; negócio social e empresa social; organizações da economia social (economia solidária, ONGs, terceiro setor); teoria da mudança; ecossistema social; negócios inclusivos; criação de valor social; responsabilidade social empresarial; e outros descritores ligados ao tema de gestão social em empreendedorismo e gestão de pequenas. Empreendedorismo sustentável e gestão da sustentabilidade de pequenas empresas;  avaliação de impacto da gestão socioambiental. Empreendedorismo rural e desenvolvimento. Pequenas agroindústrias rurais. Indicação geográfica e agregação de valor ao produto rural. Gestão de propriedades rurais e da agricultura familiar. Tendências e perspectivas da gestão no meio rural. Cooperativismo e Associativismo.

  1. Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Contabilidade, Finanças, Marketing, Tecnologia da Informação (TI), Operações, Capital Intelectual, Pessoas, Mortalidade e Sucesso.

Controladoria e contabilidade: gerencial e de custos em pequenas empresas; gestão tributária; contabilidade socioambiental, fiscal e societária no contexto das pequenas empresas; gestão de controles internos e outros descritores ligados ao tema contabilidade em pequenas empresas. Finanças: de curto e longo prazo em pequenas empresas, compreendendo: capital de giro, análise de investimento e estrutura de capital; governança corporativa; finanças comportamentais; gestão de risco, avaliação e gestão de valor em pequenas empresas; gestão orçamentária e outros descritores ligados ao tema finanças em pequenas empresas. Marketing: de produtos e serviços no contexto físico e digital da pequena empresa; estratégias de marketing de serviço no contexto da pequena empresa; comportamento de consumo para produtos e serviços de pequenas empresas. Tecnologia da Informação (TI): Sistemas de informação no contexto de pequenas empresas; contratação de sistema como serviço; e-commerce e outros descritores ligados ao tema TI em pequenas empresas. Operações e Produção: planejamento e controle da produção; gestão de estoque; arranjo físico; gestão da qualidade; produção limpa e enxuta; logística de suprimento e abastecimento no contexto de pequenas empresas e outros descritores ligados ao tema operações e produção. Capital Intelectual: Capital humano e competências individuais em pequenas empresas; aprendizagem e gestão do conhecimento em pequenas empresas; recursos intangíveis; capital relacional; capital social; capital de clientes; interação entre funcionários; geração de novas ideias em pequenas empresas e outros descritores ligados ao tema capital intelectual e gestão do conhecimento em pequenas empresas. Pessoas: recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento; motivação; liderança; avaliação de desempenho e outros descritores ligados ao tema pessoas em pequenas empresas. Mortalidade e Sucesso: fatores relacionados ao dirigente, à organização, às áreas funcionais e ao ambiente empresarial; ciclo de vida organizacional e especificidades das MPEs; criação e desenvolvimento de MPEs; mortalidade e sucessão familiar; insucesso empresarial e aprendizagem dos proprietários-dirigentes de MPEs.

  1. Empreendedorismo, Pequenas empresas e Ecossistemas e Políticas públicas

Ecossistemas: Atuação em rede no Ecossistema Empreendedor, Papel da cooperação e alianças, Arranjos Sócios produtivos, Atores no Ecossistema Empreendedor, Capital Social; Humano e Institucional no Ecossistema Empreendedor, Cultura Empreendedora no Ecossistema Empreendedor, Inovação e Criatividade no Ecossistema Empreendedor, Infraestrutura e Suporte ao Ecossistema Empreendedor, Política e Liderança no Ecossistema Empreendedor. Políticas Públicas: Políticas, práticas e impactos. Papel e impactos do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas (MPEs) no desenvolvimento regional e local; configurações, formulação, implementação e avaliação de políticas de apoio ao empreendedorismo, às micro e pequenas empresas (MPEs) e à criação e desenvolvimento de novos mercados; indicadores, modelos de análise e monitoramento nos níveis macro, dos determinantes, do desempenho e dos impactos do empreendedorismo e das MPEs; papel e impactos do intra empreendedorismo e da inovação no setor público; e outros descritores ligados ao tema de novos mercados no contexto das pequenas empresas.

  1. Empreendedorismo, Pequenas empresas e questões de Família, Gênero, Imigrantes e Minorias

Família: Dinâmica intrínseca e extrínseca das organizações familiares; relações organização–família-propriedade no contexto inter e intra organizacional; práticas organizacionais na e da empresa familiar;  sucessão; profissionalização da gestão; governança; questões de gênero, poder e confiança; aprendizagens organizacional e transgeracional;  competências específicas de empreendedores familiares; racionalidades, afetos e o bem estar emocional no desempenho das empresas familiares; ciclo de vida organizacional; teorias para estudo de organizações familiares; importância econômica; gestão de conflitos; comprometimento organizacional e outros descritores ligados ao tema empreendedorismo transgeracional e organizações familiares. Gênero: Empreendedorismo feminino. Empreendedorismo por mulheres. Empoderamento de mulheres empreendedoras. Gênero e empreendedorismo. Conflito, trabalho e família na atividade de mulheres empreendedoras. Perspectivas críticas do empreendedorismo por mulheres. Políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo feminino. Mulheres empreendedoras em situações de risco. Comportamento empreendedor feminino. Mulheres e pequenas empresas. Gestão de negócios empreendedores por mulheres. Preconceitos e mulheres empreendedoras.

  1. Empreendedorismo, Pequenas empresas e Internacionalização e Redes

Internacionalização: Barreiras à internacionalização de PMEs. Teorias de internacionalização. Born-globals. Empreendedorismo internacional. Internacionalização de start-ups. Políticas públicas de incentivo. Benchmarking com outros países. Diferenças entre a internacionalização de multis e PMEs. Outros temas associados.

Redes: Redes colaborativas e de cooperação; alianças; relações interorganizacionais; arranjo produtivo local; clusters; empreendedorismo e cooperação; interatividade, redução de riscos, soluções coletivas, compartilhamento de experiências, relações de confiança, governança em rede; capital relacional; capital social; Outros descritores ligados ao tema de redes e relações interorganizacionais no contexto das pequenas empresas.

  1. Empreendedorismo, Pequenas empresas e Educação e Casos de Ensino

Educação: Educação e aprendizagem em tópicos ligados ao empreendedorismo e à gestão de pequenos negócios; ambientes educacionais flexíveis; aperfeiçoamento da educação em empreendedorismo; aprendizagem pela ação e metodologias ativas;  empreendedorismo na educação básica; educação empreendedora transdisciplinar e/ou transversal; desenvolvimento de facilitadores e de mentores; tecnologias da educação no ensino de empreendedorismo (Edtech, jogos, VR, inteligenciaarticificial) e outros descritores ligados ao tema de ensino em empreendedorismo e em gestão de pequenas empresas. Casos de ensino: Relatos de situações da vida organizacional, construídos com propósitos educacionais específicos no contexto do empreendedorismo e da gestão de pequenas empresas.

  1. Empreendedorismo, Pequenas empresas e Paradigmas e Perspectivas Críticas

Neste  eixo  temático  são  esperados  textos  que  problematizem,  de  forma  crítica,  a  relação  entre empreendedorismo, pequenas empresas e as diversas questões com que se defrontam os estudos no campo das ciências sociais aplicadas. Por exemplo, quais são as reais possibilidades de empreender ou  gerenciar  pequenas  empresas  quando  se  fala  de  jovens  empreendedores,  mulheres empreendedoras, empreendedores não brancos, de orientação sexual não hetero, etc. Além disso, espera-se  contribuições  que  questionem  as  visões  tradicionais  de  resultados  e  impactos  do empreendedorismo  no  âmbito  socioeconômico.  Assim, pode-se questionar e avaliar  quais  são  as limitações e dificuldades do campo do empreendedorismo e da gestão de pequenas empresas face à visão  dominante  de  que  estes  fenômenos  são  a  solução  para  os  problemas  sociais  e  econômicos contemporâneos. De igual forma, quais são os limites que enfrentam empreendedores na resposta à busca do desenvolvimento sustentável. Por fim, podem ser submetidos textos que questionem ou proponham modos  alternativos  de  pesquisa  no  campo  do  empreendedorismo  e  de  gestão  de pequenas empresas.

  1. Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Modelos de negócios e Desempenho

Modelos de negócios: Modelos de Negócio em pequenas empresas e startups. Novas definições e dimensões dos Modelos de Negócios. Inovações e Mudanças dos Modelos de Negócio. Portfólio de Modelos de Negócios. Estratégia e Modelos de Negócio. A transformação digital e os Modelos de Negócio. A dinâmica da inovação e mudança dos Modelos de Negócios. Modelos de Negócio e a apropriação, configuração e criação de valor. Modelos de negócio sustentáveis. Modelos de Negócios e empreendimentos sociais. Modelos de Negócio e o desempenho de startups. Modelos de Negócios e os ecossistemas de inovação. Modelos de negócio e a inovação aberta. Modelos de Negócios em contextos industriais, geográficos ou de estágios de negócios. Desempenho: Estrutura e desempenho organizacional. Impactos dos modelos de negócio no desempenho da pequena empresa. Inovação e desempenho. Estratégia e desempenho. Mudanças organizacionais e desempenho. Determinantes do desempenho nas pequenas empresas. Desempenhos superiores em pequenas empresas

  1. Empreendedorismo, Pequenas empresas e Comportamento empreendedor

Neste eixo temático são esperadas pesquisas que voltem sua discussão para o perfil comportamental do empreendedor, especialmente àqueles que atuam em empresas de pequeno porte. As contribuições podem ser empíricas e teóricas e abordar as seguintes temáticas, apesar de não se limitarem a esses exemplos: (i) estudos sobre diferenças comportamentais entre gêneros, etnias ou nacionalidades; (ii) estudos que relacionem comportamento empreendedor com aspectos de longevidade e desempenho organizacional; (iii) estudos que tracem o perfil comportamental de empreendedores através do tempo e em diferentes contextos; (iv) estudos bibliométricos e teóricos sobre resultados de pesquisas anteriores que discutam o perfil do empreendedor de pequenas empresas; e (v) estudos sobre aspectos psicológicos do empreendedor, como personalidade, cognição, emoções, atitudes e self.

  1. Temas livres e emergentes sobre empreendedorismo e pequenas empresas

Neste tema serão considerados estudos sobre temáticas do EGEPE que sejam fronteira no empreendedorismo e na gestão de pequenas empresas que não tenham sido contemplados nos demais descritores.