CHAMADA PARA O CONSÓRCIO DE PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO

Apresentação

O Consórcio de Projetos de Mestrado e Doutorado do EGEPE começa a se consolidar como uma tradição de nossa associação de pesquisa, chegando a sua 5aedição com contribuições relevantes para estudantes de mestrado e doutorado de várias regiões do Brasil.

O consórcio tem como objetivo promover o intercâmbio em pesquisa entre alunos dos cursos de mestrado e de doutorado que estudam empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, além do encontro deles com especialistas nesses temas.

O consórcio ocorrerá junto ao EGEPE, um congresso que teve sua primeira edição em 2000 e se repete bianualmente como o principal evento cientifico nacional nas áreas de empreendedorismo e de gestão de pequenas empresas. O encontro reúne pesquisadores, estudantes e demais interessados em empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, além de promover o intercâmbio de estudos, ideias e experiências de ensino e pesquisa nessas áreas.

O EGEPE é realizado pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE). A ANEGEPE é uma associação sem fins econômicos, de direito privado, que tem como o objetivo a promoção do estudo e de melhores práticas em suas duas áreas de foco, congregando professores, pesquisadores, estudantes, empreendedores e outros profissionais interessados nesses temas.

O X EGEPE será realizado em São Paulo – SP, de 4 a 6 de julho de 2018, nas dependências da FGV EAESP – Fundação Getúlio Vargas.

Funcionamento do Consórcio de Projetos de Mestrado e Doutorado

No XEGEPE, o consórcio será estruturado com base em dois pilares:

1) Bancas informais: atividades de discussão de projetos de doutorado e de mestrado, no estilo de bancas examinadoras informais, constituídas por pesquisadores experientes nas áreas dos projetos submetidos pelos estudantes.

2) Painel de orientadores: atividade de discussão sobre os desafios de realização de uma pesquisa de mestrado ou de doutorado.

Datas Importantes
Atividade Data
Chamada de projetos 06/11/2017
Data limite para submissão de projetos 31/03/2018
Resultados 30/04/2018
Realização do consórcio 04/07/2018
Requisitos

Para participar do Consórcio de Projetos de Mestrado e Doutorado, o candidato deverá ser estudante de mestrado ou de doutorado em um programa de pós-graduação stricto sensu e ter a concordância de seu orientador para apresentar o seu projeto no consórcio.

O tema do projeto deve se alinhar com um dos temas de submissão do XEGEPE a seguir.

Temas do X EGEPE
Temas Título
1 Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Estratégia
2 Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Inovação
3 Empreendedorismo, Pequenas Empresas e questões Sociais e de Sustentabilidade
4 Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Redes
5 Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Contabilidade, Finanças, Marketing e TI
6 Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Políticas Públicas
7 Empreendedorismo, Pequenas empresas e questões de Família
8 Empreendedorismo, Pequenas Empresas e a Mulher
9 Ecossistemas Empreendedores
10 Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Internacionalização
11 Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Pessoas e Capital Intelectual
12 Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Casos de Ensino
13 Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Educação
14 Temas Livres e Emergentes sobre Empreendedorismo e Pequenas Empresas

Formato do projeto

Proposta resumida do projeto de dissertação ou tese, com as seguintes partes:

  • Página de rosto contendo: título da proposta; nome do proponente; e-mail e telefones de contato; link do currículo Lattes do proponente, programa de pós-graduação ao qual está vinculado; nome do orientador; tema de submissão;
  • Introdução, incluindo: pergunta(s) ou objetivo(s) de pesquisa apresentados(as) a partir de uma problematização do tema a estudar – essa problematização deve explicar e argumentar destacando porque o tema escolhido é importante e porque a(s) pergunta(s) ou objetivo(s) de pesquisa devem ser estudados, caracterizando a necessidade de pesquisa a respeito do tema e descrevendo o potencial de contribuição do estudo; a argumentação deve também pôr às claras a pertinência de se fazer o estudo segundo a perspectiva teórica adotada;
  • Quadro teórico de referência;
  • Métodos;
  • Referências;
  • Arquivo em formato doc ou docx (Word)
  • Layout de página: A4; margens: superior (3cm), inferior (2cm), esquerda (3cm), direita (2cm); fonte Times New Roman tamanho 12; espaçamentos simples entre caracteres, palavras e linhas.
  • Tamanho: até 10 páginas, incluindo a página de rosto.
Instruções de submissão

O projeto de dissertação ou tese deve ser submetido diretamente pelo e-mail da coordenadora adjunta do consórcio, Profa. Dra. Roosiley Santos Souza (roosileysouza@gmail.com) a partir do dia 06/11/2017.

A carta (ou print do e-mail) de apresentação do candidato e de concordância do orientador deve ser anexada como documento suplementar no e-mail de submissão.

O curriculum vitae do estudante na Plataforma Lattes do CNPq deve estar atualizado (mas não precisa ser enviado).

ATENÇÃO

Fiquem alertas para as informações do site do X EGEPE sobre oficinas metodológicas, uma forma adicional de capacitação para a pesquisa a ser oferecida por nosso evento.

Coordenação do Consórcio

Prof. Ph.D. Edmilson Lima (UNINOVE) – coordenador

Profa. Dra. Roosiley Santos Souza (UMS) – coordenadora adjunta

Coordenação do EGEPE 2018

Coordenação geral

Rose Mary Almeida Lopes, Presidente da ANEGEPE

Mais informações:

www.egepe.org.br

www.anegepe.org.br

Comitê Científico

Tales Andreassi  (FGV-EAESP) – Presidente

Edmundo Inácio Júnior  (UNICAMP-FCA)

Fernando Gomes de Paiva Júnior  (UFPE)

Liliane de Oliveira Guimarães  (PUC-MG)

Magnus Luiz Emmendoerfer  (UFV)