CHAMADA DE TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DO EGEPE

Realizado desde o ano 2000, o Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE) é o principal evento científico nacional das áreas de empreendedorismo e de gestão de pequenas empresas. O encontro reúne pesquisadores, estudantes e interessados em empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, além de promover o intercâmbio de estudos, ideias e experiências de ensino e pesquisa nessas duas áreas. 

O EGEPE é um congresso capitaneado pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE). A ANEGEPE é uma associação sem fins econômicos, de direito privado, que tem como objetivo a promoção do estudo e das melhores práticas de empreendedorismo e de gestão de pequenas empresas e que congrega professores, pesquisadores, estudantes, empreendedores e outros profissionais interessados nas áreas de empreendedorismo e gestão de micro, pequenas e médias empresas. 

OXII EGEPE será realizado online de 6 a 8 de julho de 2022, em realização conjunta da ANEGEPE com a Universidade de Fortaleza – UNIFOR, com o apoio institucional, até agora, de algumas IES das regiões nordeste e norte do país, como: Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Tema Geral do XII EGEPE

O XII EGEPE focará o seguinte tema geral: “Ecossistema empreendedor e desenvolvimento regional: conectando com o futuro”. Assim, o comitê científico incentiva e conclama toda a comunidade científica e profissional nacional e internacional afazer suas submissões para o XII EGEPE em qualquer dos quatro tipos aceitos (item c das instruções de submissão) e quaisquer dos treze eixos temáticos do evento.

Além dos tradicionais temas que figuram no evento desde sua criação como empreendedorismo, pequenas empresas e estratégia, inovação e educação, essa 12aedição incorporou novos temas que têm recebido atenção crescente evidenciada pelo número de artigos indexados publicados nos últimos anos, tanto nacional quanto internacionalmente. Entre eles, podemos citar como exemplo os ecossistemas empreendedores, o desenvolvimento regional, o empreendedorismo público e o empreendedorismo internacional e de minorias. 

Por isso, atenção aos diferentes temas para submissão e à boa preparação de seus trabalhos. Após a submissão, será cruzar os dedos e torcer para estarmos juntos (ainda que online) em julho de 2022 no XII EGEPE!

CRONOGRAMA

DATAS DO XII EGEPE

Atividades

Data

Lançamento de chamada de projetos do Consórcio de Projetos de Mestrado e Doutorado20/11/2021
Abertura do sistema para submissão de trabalhos01/12/2021
Abertura de inscrições precoces (early bird) (1a. tabela de valores) para todos os públicos10/12/2021
Início da 2ª. Tabela de valores de inscrições10/02/2022
Encerramento das submissões dos trabalhos17/04/2022
Designação das avaliações19/04/2022
Fim das avaliações das submissões /consolidação dos resultados13/05/2022
Comunicação dos resultados das submissões16/05/2022
Inscrições para autores16/05/2022
Encerramento das submissões de projetos para o Consórcio13/05/2022
Resultados das submissões de projetos para o Consórcio20/05/2022
Divulgação do programa sintético23/05/2022
Fim das inscrições para autores de trabalhos03/06/2022
Divulgação do programa final10/06/2022
Fim das inscrições para os estudantes aprovados para o consórcio21/06/2022
Fim das inscrições para o público em geral pelo website03/07/2022
Início do XII EGEPE06/07/2022
Realização do Consórcio de Projetos de Mestrado e Doutorado06/07/2022

TEMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os temas que foram propostos pela comunidade científica são:

Id Título Líderes
  1 Ecossistemas Empreendedores Edmundo Inácio Júnior (UNICAMP) Luísa Carvalho (Instituto Politécnico de Setúbal – Portugal) Liliane de Oliveira Guimarães (PUC-MG) Renata Lèbre La Rovere (UFRJ)
2 Desenvolvimento regional, empreendedorismo e capital social: o papel das pequenas e médias empresas Dante Martinelli (FEA-RP/USP) João Henrique Paulino Pires Eustachio (Doutorando – FEA-RP/USP) Milton Luiz Wittmann (UFSM) Vilmar Antônio Boff (PPGGEO, URI) Dr. André Joyal (Universidade de Quebec/ Trois-Rivières, Canadá)
  3 Empreendedorismo, pequenas empresas e estratégia Carlos Eduardo Carvalho (UNOESC) Gustavo Behling (UNIVALI)
  4 Empreendedorismo, Pequenas empresas e Inovação Bibiana Volkmer Martins (UNISINOS) Silvio de Vasconcellos (ESPM-SP) Bruno Bittencourt (UNISINOS) Elisa Thomas (Universidade de Stavanger, Noruega)
  5 Empreendedorismo Público e relações com as Pequenas Empresas: políticas, ações e impactos Magnus Emmendoerfer (UFV) Daniela Meirelles Andrade (UFLA) Antônio Vagner Almeida Olavo (UFAM) Ana Maria Santos (Universidade de Lisboa) Cândido Borges (UFG)
  6 Empreendedorismo Internacional e de Imigrantes Roberto Pessoa de Queiroz Falcão (UNIGRANRIO) Eduardo Picanço Cruz (UFF) Michel Mott Machado (CEETEPS)
7 Empreendedorismo de Minoria Vânia Maria Jorge Nassif (UNINOVE) Maria José Tonelli (FGV-SP) Victor Silva Corrêa (UNIP) Jefferson Lopes La Falce (FUMEC)  Marcos Hashimoto (Millikin University, EUA)
  8 Ciclo de vida, mortalidade, sucesso e empreendedorismo de pequenas empresas Alexandre Farias Albuquerque (UFMS) Márcia Freire de Oliveira (UFU)
  9 Aprendizagem, empreendedorismo e pequenas organizações e suas relações em contextos com restrições socioeconômicas Denize Grzybovski (UPF) Anelise Rebelato Mozzato (UPF)  Maria Salete Batista Freitag (UFG) Sérgio Vogt (UniSantaCruz) Daniel Gustavo Fleig (UFPR)
  10 Empreendedorismo, Pequenas empresas e Comportamento empreendedor Eduardo Pinto Villas Boas (ESE) Abraão Freires Saraiva Júnior (CT UFC) Deranor  Gomes de Oliveira (UFVSF) Andrea Mineiro (UNIFEI)
  11 Educação, Ética e Formação para o Empreendedorismo e Pequenos Negócios   Naira Maria Lobraico Libermann (PUC-RS)   Ronald Jean Degen Lucas Bonacina Roldan (PUC-RS) Sandra Mariano (UFF) Joysi Moraes (UFF)
  12 Casos de Ensino: empreendedorismo e pequenas empresas Priscila Cembranel (UNISOCIESC e UFPR) Monica Cristina Rovaris Machado (UFS) Jakson Renner Rodrigues Soares (Univ. da Coruña, Espanha e UECE) Daniel Penz (Doutorando na UDESC) Bianca Costa Amorim (Doutoranda na UDESC)
13 Temas livres sobre empreendedorismo e pequenas empresas Antonia Márcia Rodrigues Sousa (UFMS) Gracyanne Freire de Araújo (UFBA) Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)

Instruções para submissão

  1. O sistema de submissão será aberto em 01/12/2021 e ficará aberto até o dia17/04/2022 por meio do website https://egepe.org.br/xii-egepe/
  2. Os trabalhos só podem ser submetidos pela internet, seguindo os procedimentos que serão informados no website de submissão.
  3. Os trabalhos submetidos podem ser do tipo artigo teórico-empírico, ensaio teórico, produção ou relatos técnicos e casos de ensino. 
  4. A adoção de relatos técnicos tem por objetivo abranger a produção dos mestrados profissionais. Veja um exemplo de roteiro para relatório técnico no artigo “Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica” (https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/9467). Exemplos de produção técnica também podem ser vistos na revista TAC: http://www.anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=4
  5. Cada trabalho pode ter até quatro autores.
  6. No total, cada autor pode submeter até 3 (três) trabalhos, incluindo todas as quatro modalidades, independentemente se é como autor único ou coautor.
    • Especificamente quanto aos casos de ensino, cada autor poderá submeter apenas um, independentemente de ser autor ou coautor. 
  7. Na submissão dos trabalhos, um dos treze temas deverá ser escolhido. Os trabalhos que forem submetidos ao tema equivocado serão eliminados. 
  8. No momento da submissão, devem ser enviados dois arquivos: 1.sem qualquer identificação, em formato PDF; 2. com identificação dos autores, em formato PDF, para que, em caso de aprovação e de inscrição de um dos autores no evento, seja incluído nos ANAIS DO XII EGEPE. No website do evento, é possível fazer o download do template obrigatório para formatação dos trabalhos. 
  9. Os trabalhos serão avaliados às cegas por no mínimo dois avaliadores. Eles não devem, dessa forma, conter qualquer tipo de identificação. A identificação só deve ser inserida no sistema de submissão, nos campos designados para esse fim.
  10. Se o trabalho for aprovado para o evento, para que ele seja apresentado e incluído nos anais, é necessário que pelo menos um dos autores faça a sua inscrição até a data final de inscrição de autores indicada no cronograma. 
  11. A não apresentação do artigo aceito (aquele selecionado e que teve autor inscrito no evento) implicará o impedimento do(s) autor(es) de submeter(em) trabalhos para a edição subsequente do EGEPE.
  12. Somente serão aceitos trabalhos com redação e ortografia adequadas, pois a versão enviada será a definitiva. 

Sobre o INEDITISMO dos trabalhos submetidos para o evento

O AUTOR que submeter o trabalho deverá, no momento da submissão, confirmar o ineditismo do trabalho em um campo exclusivo para esse fim, concordando e dando ciência de que:

  1. o trabalho não foi apresentado em edições anteriores do EGEPE, contudo pode ter sido submetido ou aprovado/apresentado em OUTROS eventos científicos;
  2. o trabalho não foi publicado em qualquer periódico científico, livro ou capítulo de livro – contudo, se o trabalho foi submetido para qualquer desses veículos de publicação, mas NÃO foi aprovado para publicação ainda, pode ser submetido para o EGEPE.

O não cumprimento desses itens 1 e 2 sobre ineditismo acarretarão em impedimento de apresentação de trabalhos no EGEPE subsequente.

Sobre a NATUREZA dos trabalhos

Resguardadas as quatro categorias de trabalhos aceitos (teórico-empírico, ensaio teórico, produção ou relatos técnicos e casos de ensino), não se faz no XII EGEPE qualquer outra distinção ou classificação quanto à natureza deles. Em outras palavras, a nomenclatura trabalhos “acabados” ou trabalhos “em desenvolvimento” não se aplicam, e cabe ao autor o julgamento de que seu trabalho esteja maduro o suficiente para submissão visando a apresentação no evento.

Formato dos trabalhos

    1. Idioma: Português, Espanhol, Inglês ou Francês.
    2. Tamanho para os artigos científicos e casos de ensino: No mínimo 10 (dez) e no máximo 16 (dezesseis) páginas, incluindo resumo, tabelas, figuras, referências bibliográficas e notas de final de texto. Para os relatos técnicos, o tamanho é de 7 a 10 páginas, incluindo resumo, tabelas, figuras, referências bibliográficas e notas de final de texto.
    3. Formato das páginas: A4 (29,7 x 21 cm)
    4. Margens: 4cm (superior), 3cm (esquerda e inferior) e 2cm (direita)
    5. Formato do arquivo a ser submetido: somente em PDF.
    6. Fonte: Times New Roman, tamanho 12
    7. Espaçamento entre os parágrafos: simples
    8. Alinhamento: justificado
    9. A primeira página deve contar o título do trabalho (com todas as palavras em maiúsculas, Tamanho 16, centralizado), um resumo com até 150 palavras e 4 palavras-chave. Pula-se 1 linha e inicia-se a introdução do trabalho.
    10. Referências, citações, quadros, tabelas e figuras devem seguir as normas da ABNT ou APA.

    No ato de submissão, o autor terá a possibilidade de informar sobre “Órgão de fomento“, caso isso seja pertinente.

    Os trabalhos que não seguirem o formato exigido na presente chamada serão excluídos do processo de avaliação.

COORDENAÇÃO DO XII EGEPE 2022

Coordenação Geral

Rose Mary Almeida Lopes, Vice-Presidente da ANEGEPE

Mais informações

Site do XII EGEPE
Site da ANEGEPE

COMITÊ CIENTÍFICO DO XII EGEPE 2022

  • Edmilson Oliveira Lima (UNINOVE) – Presidente
  • Milton Sousa (UNIFOR)
  • Fernando Prado Gimenez (UFPR)
  • Cristiano Morini (UNICAMP)
  • Alcielis de Paula Neto (UJF)