CONSÓRCIO DOUTORAL

CHAMADA PARA O CONSÓRCIO DE PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO

O Consórcio de Projetos de Mestrado e Doutorado do EGEPE se consolida como uma tradição de nossa associação de pesquisa, e chega a sua 8ª edição com contribuições relevantes para estudantes de mestrado e doutorado de várias regiões do Brasil.

O consórcio tem como objetivo promover o intercâmbio em pesquisa entre alunos dos cursos de mestrado e de doutorado que estudam empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, além do encontro deles com especialistas nesses temas. 

Esta edição ocorrerá junto ao XIII EGEPE, um congresso que teve sua primeira edição em 2000 e se repete bianualmente como o principal evento científico nacional nas áreas de empreendedorismo e de gestão de pequenas empresas. O encontro reúne pesquisadores, estudantes e demais interessados em empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, além de promover o intercâmbio de estudos, ideias e experiências de ensino e pesquisa nessas áreas. 

O EGEPE é realizado pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE), uma associação sem fins econômicos, de direito privado, que tem como objetivo a promoção do estudo e de melhores práticas em suas duas áreas de foco, congregando professores, pesquisadores, estudantes, empreendedores e outros profissionais interessados nesses temas. 

O XIII EGEPE será realizado no formato híbrido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – 4PS/UFPR e os Programas de Pós-Graduação em Administração PPAD/PUCPR e PPGA/UP,n de 26 a 28 de junho de 2024. Tem como tema geral EMPREENDEDORISMO E PEQUENAS ORGANIZAÇÕES PARA UMA SOCIEDADE INCLUSIVA E SUSTENTÁVEL.

FUNCIONAMENTO DO CONSÓRCIO DE PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO

No XIII EGEPE, o consórcio está estruturado com base em três pilares:

1) Bancas informais: atividades de discussão de projetos de mestrado e doutorado, no estilo de bancas examinadoras informais, constituídas por pesquisadores experientes nas áreas dos projetos submetidos pelos estudantes;

2) Painel de orientadores: atividade de discussão sobre os desafios de realização de uma pesquisa de mestrado ou de doutorado;

3) Itinerário de aprendizagem: misto de atividades obrigatórias e livres que o estudante participará durante a programação da conferência XIII EGEPE.

DATAS IMPORTANTES

Atividades

Data

Chamada de projetos 13/11/2023
Data limite para submissão de projetos 01/05/2024
Divulgação do resultado 08/05/2024
Encerramento das inscrições dos alunos do Consórcio 12/06/2022
Apresentação dos projetos de Mestrado e Doutorado e Painel de Orientadores 26/06/2024
Itinerário de aprendizagem (durante a realização do XII EGEPE) 26-28/06/2024
Reunião de compartilhamento/ avaliação/ fechamento 28/06/2024

Requisitos

Para participar do Consórcio de Projetos de Mestrado e Doutorado, o candidato deverá ser estudante de mestrado ou doutorado de programa de pós-graduação stricto sensu e ter a concordância do orientador para apresentar o seu projeto no consórcio.

O tema do projeto deve se alinhar ao tema geral do XIII EGEPE e às linhas temáticas,  quais sejam: ver quadro completo de temas no anexo 1.

Além disso, entendemos que o Consórcio de Projetos de Mestrado e Doutorado se inicia com a apresentação do projeto, mas se constitui como um ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM, envolvendo a sua participação em atividades da programação da conferência XIII EGEPE, que tem o potencial de apoiar seu desenvolvimento na pós-graduação.

Então, recomenda-se a sua participação em algumas atividades, e além destas você tem a liberdade e a responsabilidade de decidir sobre quais outras atividades da conferência participará. Como atividades recomendadas para o ITINERÁRIO DE APRENDIZAGEM, entre as oficinas e atividades sobre métodos de pesquisa, o candidato deve assistir obrigatoriamente a pelo menos uma, assim como a uma das palestras com os professores internacionais e à roda de conversa ou do diálogo com os editores de revistas.

Importante: solicita-se que o participante do Consórcio faça um registro das atividades que participou com no mínimo 5 linhas de reações e comentários sobre cada uma delas. Servirão para a reunião de compartilhamento/ avaliação/ fechamento no último dia do evento, em horário que constará na programação do evento

FORMATO DO PROJETO

Proposta resumida do projeto de dissertação ou tese, com as seguintes partes:

  • Página de rosto contendo: título da proposta; nome do proponente; e-mail e telefones de contato; link do currículo Lattes do proponente, programa de pós-graduação ao qual está vinculado; nome do orientador; indicar o tema que o projeto está relacionado (ver um dos 14 temas conforme tabela Anexo 1);
  • Introdução, incluindo: pergunta(s) ou objetivo(s) de pesquisa apresentados(as) a partir de uma problematização do tema a estudar; essa problematização deve explicar e argumentar destacando porque o tema escolhido é importante e porque a(s) pergunta(s) ou objetivo(s) de pesquisa devem ser estudados, caracterizando a necessidade de pesquisa a respeito do tema e descrevendo o potencial de contribuição do estudo; a argumentação deve também indicar a pertinência de se fazer o estudo segundo a perspectiva teórica adotada;
  • Quadro teórico de referência;
  • Métodos;
  • Referências;
  • Arquivo em formato doc ou docx (Word);
  • Layout de página: A4; margens: superior (3cm), inferior (2cm), esquerda (3cm), direita (2cm); fonte Times New Roman tamanho 12; espaçamentos simples entre caracteres, palavras e linhas;
  • Tamanho: até 10 páginas, incluindo a página de rosto.
  • Normas APA (American Psychological Association – 6ª edição) – para apresentação, citação e referenciação das obras utilizadas na elaboração dos projetos.

Instruções de submissão

Devem ser enviados três arquivos por e-mail: (1) o projeto de dissertação ou tese com o máximo de 10 páginas; (2) carta de apresentação do candidato e (3) documento de concordância assinado pelo orientador.  

Os arquivos devem ser submetidos diretamente para o e-mail da coordenadora do consórcio, Profª. Drª. Marcia Freire de Oliveira (marciafreire@ufu.br) com cópia para a Prof. Dr. Roberto P. Q. Falcão – coordenador adjunto (roberto.falcao@unigranrio.edu.br) a partir do dia 13/11/2023.

O curriculum vitae do estudante na Plataforma Lattes do CNPq deve estar atualizado (mas não precisa ser enviado).

ATENÇÃO

Fiquem atentos às informações do site do XIII EGEPE e às mídias de divulgação do evento para obter informações das oficinas metodológicas e encontros temáticos, uma forma adicional de capacitação para a pesquisa a ser oferecida pela nossa conferência.

CRONOGRAMA

DATAS DO XIII EGEPE

Atividades

Data

Chamada de trabalhos10/11/2023
Abertura do sistema para submissão de trabalhos10/11/2023
Chamada de projetos do Consórcio de Projetos de Mestrado e Doutorado13/11/2023
Abertura de inscrições precoces (early bird) (1a. tabela) – todos os públicos01/12/2023
Início da 2ª. Tabela de valores de inscrições25/03/2023
Encerramento das submissões dos trabalhos10/04/2024
Designação das avaliações – até12/04/2024
Encerramento das submissões de projetos para o Consórcio01/05/2024
Fim das avaliações das submissões /consolidação dos resultados04/05/2024
Comunicação dos resultados das submissões05/05/2024
Inscrições para autores06/06/2022
Encerramento das submissões de projetos para o Consórcio05/05/2024
Resultados das submissões de projetos para o Consórcio08/05/2024
Fim das inscrições para autores de trabalhos04/06/2024
Divulgação do programa final10/06/2024
Fim das inscrições para os estudantes aprovados para o consórcio12/06/2024
Fim das inscrições para o público em geral pelo website24/06/2024
Início do XIII EGEPE26/06/2024
Realização do Consórcio de Projetos de Mestrado e Doutorado26/06/2024

COORDENAÇÃO DO XIII EGEPE 2024

Coordenação Geral

Rose Mary Almeida Lopes (ANEGEPE) e
Antonia Márcia Rodrigues Sousa – Assistente (ANEGEPE)

Mais informações

Site do XIII EGEPE
Site da ANEGEPE

COMITÊ ORGANIZADOR

  • Fernando Antonio Prado Gimenez (ANEGEPE) – Presidente
  • Raul Afonso Pommer Barbosa (ANEGEPE)
  • Ricardo Lobato Torres (UFPR)
  • Angela Cristiane Santos Póvoa (PUCPR)
  • Fabio Vizeu Ferreira (UP)
  • Saulo Fabiano Amancio Vieira (UEL)

COMITÊ CIENTÍFICO

  • Edmilson Oliveira Lima (UNINOVE) – Presidente
  • Rodrigo Luiz Morais da Silva (UFPR)
  • Heitor Takashi Kato (PUCPR)
  • Caroline Coradassi Almeida Santos (UP)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Antonia Márcia Rodrigues Sousa

Coordenação do Consórcio

Márcia Freire de Oliveira (ANEGEPE)
Roberto Pessoa de Queiroz Falcão (UNIGRANRIO)

COMITÊ DE FAST-TRACK

  • Edmundo Inácio Júnior (ANEGEPE) – Presidente
  • Jane Mendes Ferreira Fernandes – (UFPR)
  • Juan José Camou Viacava – (PUCPR)
  • Rodrigo Assunção Rosa – (UP)